-
Arquitetos: Federico Marinaro Arquitecto
- Área: 348 m²
-
Fotografías:Walter Salcedo
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa está localizada no bairro fechado de "San Sebastián", na cidade de Funes, Santa Fé. Ela está situada em um terreno de esquina com orientação sudeste, sem vegetação pré-existente ou dados significativos pré-existentes.
O bairro é relativamente consolidado e tem pouca arborização planejada previamente. A particularidade do projeto é que Mauricio (um dos clientes da casa) é arquiteto, então o escritório é responsável pelo projeto e acompanhamento da obra, e ele é responsável pela execução.
A estratégia inicial do projeto consistiu em implantar a casa no local aproveitando a condição geométrica do terreno de esquina, decidindo trabalhar inicialmente com um plano geométrico em planta de 9,50x9,50 apoiado no lado sul do terreno (esquina). Outro aspecto foi tentar gerar um microclima no núcleo programático que articule a casa.
A essa estratégia inicial, volumes programáticos foram adicionados à medida que o projeto avançava e dialogava com os usuários. O resultado dessas adições, relacionado às orientações e usos, gerou a precisão geométrica final da residência. Dessa forma, devido à sua geometria, ela pode receber luz solar direta nos meses de inverno e boa proteção solar nos meses de verão.
Programaticamente, a casa é dividida em uso público no térreo (com suas variações de privacidade) e uso estritamente privado no andar superior. A escolha do concreto tanto estrutural quanto estético responde a uma exigência dos clientes, já que Mauricio executou obras de concreto armado e o viu por vários anos, então ele e sua equipe de trabalho eram especialistas no assunto.
Para o interior da casa, foi utilizado gesso aplicado com acabamentos brancos, tentando potencializar a estratégia de caixa/casca de um material cru, natural e, por dentro, um acabamento mais refinado e limpo. Internamente, buscou-se gerar vistas sobrepostas em sequências interior/exterior/interior/exterior, perspectivas oblíquas e reflexos inesperados pela sobreposição de vidros. Dessa forma, ao percorrer a casa, sempre se obtêm visuais distantes para o exterior e reflexos internos imediatos.